sexta-feira, 21 de junho de 2013

Szia, Magyarország!

Finalmente estou aqui! Depois de muita preparação, coloquei meus pés em Budapeste e estou derretendo desde então. Chegar nessa cidade a 33°C não é fácil, ainda mais para quem não estava preparada, e aqui digo na questão traje. Apesar de estar acostumada com o calor em Salvador, que é muito, diga-se de passagem, aqui em Budapeste é muito pior! Não é a toa que todo mundo aqui leva uma garrafinha de água pra todo lugar que vai.
Bem, pra aproveitar a postagem, irei tirar algumas dúvidas e falar um pouco sobre como são as coisas por aqui.
A minha primeira preocupação ao chegar aqui foi em relação ao ticket de passagem de ônibus/metrô/bonde. Eles aqui não tem o que, no Brasil, chamamos de "cobrador". Cada um aqui compra o seu ticket e pega o transporte que quiser. Acontece que, ao entrar no ônibus, bonde e, na estação de metrô, você tem que validar o ticket. Isso se dá através de uma maquininha, geralmente verde ou laranja. É muito importante essa validação pois, caso um fiscal entre e lhe peça o ticket, e este não esteja validado, você pagará uma multa de 30 mil forints (moeda húngara), que equivale a, mais ou menos, R$300,00.



Não troque todo o seu dinheiro na casa de câmbio do aeroporto. É muito caro!! Troque cerca de 10 euros, que é o suficiente para comprar as passagens de ônibus e metrô que irá pegar. Essas passagens vendem numa banquinha de revista logo ao lado da casa de câmbio,  na saída do desembarque. Custa 350 forints, se não me engano. Pra ir até o centro da cidade, você irá precisar de dois tickets. Compre sempre um a mais, pois, após chegar ao local de destino, precisará de outro ticket pra sair de lá. Então, fica aqui essa outra dica.
A outra opção é comprar somente o ticket pra sair do aeroporto e depois, na estação de metrô, comprar tickets de maior duração e que você tem livre acesso aos transportes, quantas vezes quiser.
Pro pessoal do CsF que está vindo pro mesmo hotel que eu, será necessário, só pra chegar no hotel, três transportes, sendo dois ônibus e um metrô (ou seja, comprem quatro tickets!) :
- do lado de fora do Aeroporto, virando a direita, você irá pegar o ônibus 200E e parar na estação Kőbánya-Kispest P+R
- da  Kőbánya-Kispest P+R, pegue um metrô na direção Újpest-Központ M e pare na Ferenciek Tere
- saia da estação e, do mesmo lado, logo a sua frente, terá um ponto de ônibus. Nele, pegue o ônibus de número 8 e pare no ponto Oltvány köz. É só andar um pouco que verá a placa do hotel bem grande na cor laranja.
Todos os pontos de ônibus tem placas com os números dos ônibus que param naquele ponto. E, acima da placa de referência do ponto, tem o nome da estação.

Pronto. Acho que o "básico" já foi dito aqui. Então, mudando um pouco de assunto... BUDAPESTE É MUITO LINDA. Com tanta burocracia para resolver, não tive a oportunidade, ainda, de ir a todos os pontos turísticos, mas hoje, especialmente, fui com a Érica e o Alexandre à Igreja de São Mathias. É muito linda! Fora a vista que se tem da cidade. A igreja fica do lado Buda, então tem-se uma vista maravilhosa do Danúbio e do lado Peste, onde encontra-se o Parlamento, por exemplo.






A Universidade que irei estudar, BME, também é muito bonita, e possui prédios antigos e atuais. Não conheci muito o prédio que irei estudar, só por fora mesmo, mas me apaixonei pelo telhado que é típico húngaro:





Alguns dias antes de viajar, uma amiga, a Sara, passou-me o link do ArchDaily falando sobre uma casa de design sustentável. E, felizmente, tive o prazer de ver o protótipo dela construída ao fundo do prédio de Arquitetura!! Fiquei encantada, pois é um projeto da Empresa Júnior de lá.

Também conhecemos um lugar sensacional que, a noite, funciona bares e que dá muitos jovens bonitos. Tem uns bares e uma boite na parte subterrânea da praça e, em cima, tem um gramado e outros bares, além de uma roda gigante! Muito legal mesmo!

Gostaria de agradecer a Noémi Rostás, Kitty Bálogh e Júlia Morován pelo apoio, acolhimento e toda ajuda antes, durante e sei que após esse processo também.

Já quase me sinto uma cidadã húngara com o mais novo documento e um telefone pra contato! Hahahaha.
Köszönöm!!

That's all ! (:

7 comentários:

  1. compreendido todo:) kitty

    ResponderExcluir
  2. Ameeei, quero ler mais! Vou só em setembro ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou ver se consigo escrever a cada semana, mas acho complicadiiissimo ! hahaha
      ja ja chega ;)

      Excluir
  3. na ansiedade já.. que bom que tudo está indo bem! e que ruim que tá fazendo tanto calor, espero que em setembro a coisa esteja mais amena (:
    peace :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. setembro t no fim do verao ja.. pelo que dizem, sera tranks mil ! :D

      Excluir
  4. Bela postagem!

    Irei no final de agosto e é sempre bom receber notícias de quem já foi e tem coisas interessantes a nos acrescentar!

    Sucesso e até breve!

    ResponderExcluir
  5. Já ta na hora de atualizar o blog. queremos saber como andam as coisas aii... bj

    ResponderExcluir