Faltam, exatamente, 21 dias para o dia que viajarei e, a cada dia que passa, descubro que ainda tenho outras mil coisas a resolver. São tantas coisas, tanta burocracia... e parece que ler esses mil blogs sobre o que levar, o que fazer, onde ir, não adiantam de nada!
Daí procurei esses blogs que achei sobre o que colocar na mala, o que levar daqui do Brasil e o que não vale a pena levar. Como chegarei no fim da primavera, iniciando o verão, não precisarei me preocupar, por enquanto, com casacos grossos. Ando vendo constantemente como está o clima em Budapeste, e, apesar do dia chegar a 27°C facilmente, a noite chega a 7°C!! Morando em Salvador, estou até acostumada com os 27°C e até mais, mas com esses 7°C... não mesmo !
Pois bem, vamos ao que interessa:
1. Documentação:
- da CAPES / CNPq: pra mim, foi a pior parte. Esperar este tipo de documentação é mesmo nível que esperar o dinheiro cair na sua conta (o que está me matando a cada dia que passa e não vejo cifras, já que preciso comprar passagem logo!). Após receber as Carta de Concessão e o Termo de Compromisso, contendo, respectivamente, o valor da bolsa por item (deslocamento, material didático, seguro, instalação e a mensal) e o contrato e suas cláusulas. Este último, você deve assinar e levar para o IES, que, no meu caso, aqui em Salvador, na UFBA, foi no PROPCI.
PROPCI: Rua Basílio da Gama, n°6, Canela. E-mail: propci@ufba.br Tel: (71) 3283-7961
- do visto: a parte boa aqui foi que a Embaixada da Hungria no Brasil facilitou, e muito, a documentação pro visto pros estudantes que estão viajando pelo Ciência sem Fronteiras. No link deles, você pode conferir toda a documentação necessária. O Consulado da Hungria em Salvador fica na Rua Professor Clementino Fraga, n°33 - Jardim Apipema. O telefone é (71) 3261-8559
- conta bancária: se você não tem, abra uma. A questão aqui é que a primeira parcela a ser depositada será numa conta aqui no Brasil. Só depois receberemos as próximas bolsas no cartão do BB das Américas, que foi enviado pelos Correios. Ah! Uma coisa importante e bem legal é que, assim que você fizer a confirmação de seus dados no site do CsF para enviarem esse cartão, você pode enviar um e-mail para prepaid@bbamericas.com pedindo o código de rastreamento do seu cartão junto aos Correios. Dessa maneira, você pode saber onde se encontra o seu cartão.
2. A faculdade aqui do Brasil: fui procurar saber o que fazer para que constasse no histórico que estou indo fazer intercâmbio, e não parecer que estou perdendo em todas as matérias que faço a matrícula. Primeiramente, a matrícula deve ser feita normalmente e, na UFBA, foi encaminhado um e-mail para que fosse preenchido para os alunos aprovados no CsF. Desta forma, ao chegar no país de destino, deverá ser enviado ao PROPCI, via e-mail, a documentação da Universidade para constar no seu histórico que você está em Mobilidade Acadêmica. Vale ressaltar que esta modalidade só é válida por dois semestres, então, caso você esteja na mesma situação que eu, e "perderá" mais que dois semestres aqui no Brasil, então, nos próximos semestres, você deve pedir o trancamento do curso aqui do Brasil. O requerimento deve ser preenchido e, muito provavelmente, você terá que fazer uma procuração em nome de alguma pessoa para que possa proceder, junto a Universidade, com o trancamento.
3. Médicos e remédios: vá a todos os médicos que puder! Já tem mais de um mês que ando indo a todos os médicos e fazendo todos os exames que posso. Se precisar levar algum remédio, não esqueça de pedir um receituário à médica constando seu nome, o remédio e a quantidade que irá levar. É bom procurar saber com o Consulado do país de destino o procedimento para entrada de remédios no país.
Agora a melhor parte:
4. Malas:
- não esqueça de colocar a sua identificação com nome, endereço, telefone para contato. É interessante colocar alguma coisa que diferencie a sua mala da dos outros, como uma fita do Senhor do Bonfim, etc.
- bagagem de mão: nunca dei muita bola pra bagagem de mão até ficar três dias sem mala quando fui pra Argentina. É bom colocar uma roupa, calcinha/cueca, escova de dente e de cabelo, um casaco, além, claro, de identificá-la. Nada de objetos pontiagudos, como tesourinhas, ou aerosóis, como desodorantes.
- não podemos esquecer que lá na Europa, as coisas são muito mais baratas do que aqui! Então não vá comprando tudo o que você acha que vai precisar, porque depois você vai se arrepender. É o que todo mundo vive me dizendo! Além do mais, como disse antes, chegarei no verão e, acreditem, lá faz calor também. Então, aqui vão algumas dicas que vi em comum em alguns blogs:
- conjunto de moleton
- pijama
- conjunto de lençol, fronha e cobertor
- regatas
- bermudas
- camisas de manga comprida
- cachecol
- luva
- gorro
- 1 par de cada tipo de sapato (tênis, social, chinelo, etc)
- meias
- um conjuntinho ou vestido mais arrumado
- um biquíni
- uma mochila
- uma bolsa
- roupa íntima
- Para as mulheres, é sempre bom levar uma necessaire com o kit de unha, esmaltes, etc. Além de ser mais higiênico, fazer a unha em salão costuma ser mais caro que aqui no Brasil, então é sempre bom ir aprendendo. E não esquecer do básico, tanto para mulheres, quanto para o homens: shampoo, condicionador, hidratante, protetor solar, perfume, absorvente, desodorante, escova de dente, pente, escova de cabelo, aparelho de barbear, etc.
- maquiagem: como de costume, maquiagem lá costuma ser mais barata; então a dica é levar o básico, porque, com certeza, eu e você iremos comprar muito mais por lá!
Acredite, sei o quão difícil é escolher o que levar e o que não levar, porque, por mim, levaria tudo mesmo assim. Mesmo sabendo que comprarei milhões de coisas por lá e muito mais barato! Mas existe um limite de bagagem que podemos levar e é bom conferir antes no site de sua companhia aérea.
5. Não podemos esquecer da máquina fotográfica! É sempre bom levá-la no avião e não despachá-la.
O voo é bastante demorado e algumas companhias aéreas não tem televisão nem nada do tipo para lhe distrair. Então é sempre bom carregar a bateria do notebook e do mp3/mp4 antes de viajar, assim como levar um livro para se distrair durante a viagem. Pra quem tem dificuldade de dormir no avião ou em lugares com luz e barulho (assim como eu), vale levar uma viseira e um daqueles tampões de ouvido.
Obs.: É bom pesquisar antes um pouco sobre a cidade que irá chegar e como fará pra ir do aeroporto até o local que irá se hospedar.
Acho que é isso!
Segue alguns blogs legais que andei fuçando antes:




Nenhum comentário:
Postar um comentário