quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A viagem que emocionou..

Depois de quase dois meses, finalmente resolvi escrever sobre uma das experiências mais intensas que tive até agora. Já era fato que estar em Auschwitz iria mexer comigo, mas estar lá e ver como as coisas realmente aconteceram, não tem como explicar.
A viagem começou em Varsóvia, que já foi capital da Polônia. A cidade é bonita e no centro histórico encontramos construções que foram bombardeadas na época da guerra. Interessante que, todo dia, por volta das 11h, toca-se uma corneta na torre da prefeitura, na praça principal. Faz um certo tempo, então não lembro direito, mas, se não me engano, foi o horário que a torre foi atingida com a primeira bomba.



Fizemos o free walk tour, que valeu muito a pena!
Uma das coisas que me chamou bastante a atenção foi o estádio de futebol. Muito bonito, principalmente a noite. Por trás deste, também tem uma história. Este local era um antigo mercado ilegal, onde se vendia de tudo, até animais exóticos.



Um dos pontos que gostaria muito de ter visitado, mas, infelizmente, estava fechado foi o Cemitério Judeu. Era um fim-de-semana após o feriado..não é só no Brasil que as coisas param de funcionar!! Hehe. Mas, por foto, me pareceu muito interessante.
Após 2 dias em Varsóvia, fomos de trem até Auschwitz. Como não havia um meio de ir diretamente até lá, paramos na Cracóvia e de lá pegamos outro trem. A passagem deste percurso saiu um pouquinho cara, mas é como eu disse anteriormente.. compensa!!
Tem coisas na vida que bastam acontecer apenas uma vez.. e colocar os pés no maior campo de concentração que já existiu, não tem como esquecer. Basta uma vez. São salas que passam uma energia, um sentimento inexplicável. Ver as malas, roupas, sapatos e cabelos de todos os judeus que passaram por ali... ler que a maior quantidade de judeus mortos vieram da Hungria; que os cabelos foram vendidos para uma indústria têxtil alemã... Entrar na câmara de gás. Não tem como esquecer.





Sem mais.